Canal Electro Rock Soundclound, CONHEÇA CENTENAS DE ARTISTAS!

Total de visualizações de página

Publicidade

Especial Dia do Rock: Conheça a história de uma das datas mais comemoradas do planeta

No dia de hoje é comemorado o Dia do Rock, uma homenagem ao megaevento simultâneo realizado em 13 de julho de 1985, o Live Aid, que contou com a participação de grandes artistas como: Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie. 

Mas tudo começou um pouco antes, em 1984, quando o músico irlandês Bob Geldof (que cantava nos Boontown Rats) ficou chocado ao ver uma matéria na BBC sobre a crise humanitária pela qual passava a Etiópia.

Geldof então decidiu que tinha que fazer algo, mas o problema é que ele não era exatamente um superstar, sendo assim de nada adiantaria ele lançar uma música ou sair fazendo campanha. 
Sua primeira atitude foi chamar Midge Ure, o vocalista do Ultravox, para ajudá-lo na canção Do They Know It's Christmas?


A segunda foi usar uma entrevista na BBC para recrutar o maior número possível de artistas para participar de uma canção composta por ele e Ure, para assim ela chamar a atenção do público e render fundos para a caridade.

E estratégia funcionou, no dia 25 de novembro uma verdadeira constelação do pop inglês estava reunida para gravar a canção, Boy georgeGeorge MichaelSting, membros do Duran DuranSpandau Ballet, um ainda "desconhecido" Bono, dentre muitos outros.



Do They Know It's Christmas? foi o single mais vendido na história daquele país até então, fazendo com que o resto do planeta tomasse conhecimento tanto dos problemas pelos quais os africanos estavam passando, quanto os esforços dos músicos ingleses
Logo após Geldof já estava em estúdio, nos Estados Unidos, com Michael JacksonBruce SpringsteenRay Charles para dar a sua contribuição na forma de outra canção emblemática: We Are The World lançada pelo USA For Africa.





Foi quando Bob Geldof teve a ideia de organizar, junto Ure e o promotor de eventos musicais Harvey Goldsmith, dois megaconcertos com as maiores estrelas do mundo da música, ocorrendo no mesmo dia nos Estados Unidos e na Inglaterra.
E em 13 de julho de 1985, Queen, David Bowie, Elton JohnThe WhoStyle CouncilDire Straits, Sting e vários outros estavam no estádio de Wembley, com uma platéia de aproximadamente 82,000 pessoas. 


Live Aid londres



Nos EUA o show aconteceu na Filadélfia, no John F. Kennedy Stadium, com um público de aproximadamente 99,000 pessoas, e teve The CarsTom Pettya novata MadonnaDuran Duran, uma volta de improviso do Led Zepellin, Bob Dylan se vendo obrigado a cantar sem conseguir se ouvir e ainda acompanhado por Keith Richards e Ron Wood dos Rolling Stones

Live Aid Filadélfia 




Phil Collins foi protagonista de uma curiosidade, conseguiu se apresentar nos dois concertos (graças ao fuso horário e ao avião Concorde). O resultado, além de um dia inesquecível, foi uma renda de 283.6 milhões de dólares para a caridade.


Alguns artistas apresentaram-se também em SydneyMoscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos—estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo (menos o Brasil, pois a Globo optou por só mostrar os melhores momentos do show semanas depois do evento).


Ao provar que era possível mundo inteiro se unir o por uma causa pelo poder da música o dia 13 de Julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock.


Canal electro Rock News deseja a todos um feliz dia do rock!

Confira o show completo do Queen no Live Aid 

Alex F. Kegler

Ama música, fotografia, possui cinco projetos musicais, rádio web e administra o canalelectrorocknews.com ... www.alexkegler.wix.com/alexfkegler

0 comentários: